Sindcol - Acre

Vídeo - Meu Cartão Gratuidade

Prefeitura entrega kombis para transporte da pessoa com deficiência

kombi  para  atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais e dificuldade de locomoção.  O Serviço de Atendimento de Transporte aos Usuários Portadores de Deficiências Severas (SAUD), foi instituido em 2006, na Gestão do Prefeito Angelim e era realizado em duas vans adaptadas que estão sendo substituídas por essas por vários motivos, incluindo menor custo de manutenção. Esse serviço atende em Rio Branco aproximadamente 300 portadores de deficência e é totalmente  gratuito.

“Este é um programa muito importante, isto é inclusão social”, disse o prefeito durante a cerimônia que contou com a presença do diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Gabriel Maia, empresários do transporte coletivo, gestores públicos, o vereador Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal, e Mike Araújo, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Acre.

A decisão de manter o serviço e adquirir novos veículos para prestar atendimento aos portadores de doenças severas e com mobilidade reduzida foi tomada em reunião conjunta entre a Superintendência Muncipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Ministério Público Estadual, Câmara Municipal de Rio Branco, Sindcol e representantes da Associação Riobranquense de Deficientes Físicos (ARDEF).

A criação do Sistema SAUD, em 2006, destinou-se ao atendimento exclusivo de portadores de deficiências severas e mobilidade reduzida, surgiu para suprir a demanda por transporte para este público, uma vez que a cidade não possuía frota de ônibus adaptada. O serviço é gratuito e atende mensalmente cerca  usuários devidamente cadastrados no Sindcol.

Hoje, conforme lembrou o diretor de Transporte da RBTrans, ítalo César, cerca de 70% de frota de ônibus coletivo na capital é  acessível, oferecendo pelo menos um  ônibus adaptado em cada linha para transportar cadeirante. “Ainda assim, consideramos que é necessário manter o atendimento diferenciado para aquelas pessoas que não conseguem utilizar os ônibus adaptados”, disse Ítalo. Esse serviço garante além do direito ao transporte, a inclusão social dos portadores de deficiência, permitindo-os acessar a outros serviços que desejarem.

O serviço é prestado o dia inteiro e o  usuário tem direito a levar um acompanhante em sua viagem. O horário de funcionamento do SAUD é de 6h às 23 horas, todos os dias da semana, com agendamento  através do telefone 0800-6473444.

Avanços – Gabriel Forneck elencou os avanços que o sistema de transporte coletivo vem vivendo desde que Angelim assumiu a Prefeitura. “Temos GPS, ruas  asfaltadas, ônibus novos e modernos, e muito mais. A  gente vê que a população está bem servida”, disse o vereador.

SAUD impõe fim ao sofrimento de portadores de necessidades especiais

O vice-presidente da ADERF,  Edivânio da Silva Barbosa, é  usuário do SAUD. Bastante emocionado, ele relembrou os dias de sofrimento quando, limitado fisicamente pelo acidente que o deixou tetraplégico, sequer podia sair de casa.

A aquisição desses dois veículos modelo kombi se deu em função da facilidade na manutenção e reposição de peças desses veículos, uma vez que pode ser feita aqui mesmo em Rio Branco, facilitando assim o retorno às atividades normais de atendimento. Esse modelo já foi adotado com sucesso em várias cidades brasileiras.

Para requerer tal serviço, o usuário deve dirigir-se a central de atendimento do Sindcol (avenida Ceará, 952, Centro) no horário de 8 às 13 horas, munidos dos seguintes documentos: laudo médico atestando a deficiência; documento de Identidade; comprovante de residência e fotos 3 X 4 recentes.

Edmilson Ferreira

Foto: Marcos Vicentti

Sindcol

Sindicato das empresas de transporte coletivo do estado do Acre.

Contatos: (68) 3224-5777 / 3215-2413.

Quem está Online

Temos 5 Visitantes e não temos membros online

Fique por dentro das ações do Sindcol, assine nossa newsletter: